Make your own free website on Tripod.com
 

    A VISTA É VIDA

               

 

                                   O VINHO DA ESPERANÇA

Segundo a O.M.S., existem cerca de 45 milhões cegas em todo o mundo. Serão 75 milhões em 2020 se nada for feito para evitar esta tendência. Cerca de 2 milhões de crianças são cegas, uma grande parte por falta de Vitamina A. Cerca de 180 milhões de pessoas em todo o mundo correm o risco de ficar cegas! 80 % da Cegueira é Evitável, se tratada atempadamente.

- O Custo médio conseguido para a remoção de uma catarata na Índia é já inferior a € 20,00, enquanto que na Europa o custo normal seria entre € 1200/2000. Uma dose de Vitamina A custa apenas 10 cêntimos, atenuando o risco de cegueira nas crianças, contribui ainda para reduzir consideravelmente a mortalidade infantil

          Rotary em cooperação com a Organização Mundial de Saúde e com a Operational Eyesight Universal participa no programa Vision 2020 que tem como objectivo prevenir em duas décadas, a cegueira a 100 milhões de Homens, Mulheres e Crianças das classes e zonas mais desfavorecidas.

O Rotary Club da Senhora da Hora, pretendendo associar-se a este nobre e necessário projecto, criou o “Vinho da Esperança “ como elemento gerador do donativo com que anualmente consegue recuperar a visão a algumas centenas de pessoas pobres. Subsidiadas pelo R.C. da Senhora da Hora, mais de dois milhares de cirurgias foram já levadas a cabo na Índia nos Arogyavaram Eye Hospital – Sompeta , Rotary Sundar Lal Eye Hospital – Chandausi e Rotary Eye Hospital Bangalore Koramangala. Este ano uma nova acção será levada a cabo na região de Bangalore, vamos realizar mais de mil cirurgias e vamos também ajudar a equipar um Hospital  de Rotary com material oftalmológico. Esta acção é apoiada pelo Governador do Distrito 1970 Álvaro Gomes e pela Comissão Distrital da Rotary Foundation. TODOS JUNTOS, VAMOS CONSEGUIR!

                   

Cegueira Evitável / Jorge Amaral / Dez06